Os 13 Porquês, não é pra todo mundo

+ indicações de filmes, série e mangá com a mesma temática 
tem spoilers da série, viu? e a visão através da minha vivência

Não é pra todo mundo e não é por se tratar de suicídio, mas sim, como a forma que tudo é exposto. Caso você tenha lidado muito tempo com depressão ou algum transtorno que te faça pensar ou querer recorrer ao suicídio, como bipolaridade e bourdeline, realmente não acho que a série seja pra você. E assim, caso esteja se tratando de algum transtorno, você pode decidir melhorar sem precisar ver essa série, ao meu ver. Eu vi até o quinto episódio (considerados leves por quem assistiu tudo), e já foi um tiro em meu próprio pé e fiquei morrendo de medo de ter uma recaída com a depressão, mas tem uns quatro dias que parei de ver e ufa, tô melhor! A série causa muito mal estar. Pra quem já tem o emocional abalado, ao meu ver, não recompensa. 

Mas, te recomendo um mangá que retrata o mesmo tema e envolvendo adolescentes, chamado Orange. É lindo e toca a alma de um jeito bom e você acaba não apenas cheio de esperança, como também sabendo que sempre podemos ser melhores. Também tem um filme, que é bem mais leve e creio que tem na Netflix, que é Se Enlouquecer, Não se Apaixone. Muito bom! E ainda tem outro, que trata de forma muito humana pessoas neuroatípicas e como melhorar, também requer o interesse e compromisso da própria pessoa, que é o Garota Interrompida. Que creio que também está no Netflix. Os três retratam o tema, chorei com os três, mas não me levou pra nenhum lugar ruim. Criatura mole demais que nem eu é um negócio delicado e coisado, viu? hehe A série só me fez pensar no quanto o ser humano consegue ser ruim e como uma situação desastrosa vai te levando a outras. E a série acaba com provavelmente mais um suicídio e um provável futuro massacre, acompanhado é claro, de suicídio. Então é uma série muito pesada. Muito. Toneladas. Por isso não recomendo essa série também, pra quem é sensível demais. Alguém muito empático pode ficar realmente péssimo com essa série. Vi gente dizendo que vomitou, outros dizendo que quase desmaiaram. Gente, que é isso? Acho realmente desnecessário. Pois é tudo pesado o tempo todo e a série é longa demais, então, nossa. É tipo se forçar a uma tortura.

Ahhh! E tem minha série favorita, que é My Mad Fat Diary, que fala muuuuuito sobre tudo isso e totalmente na visão da personagem principal. E mostra os altos e baixos dela, tem compulsão alimentar, tem machucados intencionais, tem tentativa de suicídio... mas fala-se abertamente sobre os problemas, ela faz terapia, ela acabou de sair de uma internação e a mostra reconstruindo a vida dela e dando a volta por cima. É uma série belíssima e não entendo de não ter feito metade do sucesso que Os 13 Porquês fez. Já existem sim, séries, filmes, livros e até mangás que falam sobre suicídio e doenças mentais. A diferença é que nunca se teve um alcance tão grande como a série da Netflix alcançou. Creio que num misto de redes sociais onde todo mundo vive (ou quase isso) e a forma que causa comoção em quem assiste.

Pra quem eu recomendo a série? Pra pessoas machistas, no geral. A série retrata muito bem o que é ser mulher nesse mundo. Quem sabe assim, finalmente entendam. Recomendo também pra quem sempre resume tudo com "ah, mas eu só estava brincando". Também acho válido ver a série pra quem acha que tudo que adolescente passa, é drama. Eu fico besta como esse povo esquece o que é ser adolescente, viu? Por isso que eu não simpatizo com adultos desde que sou criança. Adolescentes são mais intensos e impulsivos que o normal, além da sensação de deslocamento e a necessidade de pertencer a algum grupo ou alguma coisa. E ainda, é claro, ser ignorado pelos adultos. Muita coisa pode dar errado no meio do caminho. A série mostra isso claramente. Ela literalmente esfrega na sua cara. Quando é uma realidade que você não sabe que existe, é tipo "uou", mas quando é algo que você tem noção, ao esfregar, só faz machucar. É tipo "eu sei, eu sei que é assim" e eu tinha vontade de berrar assistindo, me angustiava demais ver ela se deteriorando e o Alex também e ninguém fazia nada. E eu me via neles, então foi demais pra mim. Fui até o quinto episódio e até fui longe demais.

Acho uma série inválida? Não. Mas é uma série que é delicada demais. A série não segue as regras da OMS, o que acho muito perigoso. Demais. Deveria ter avisos sobre gatilhos desde o primeiro episódio! Pois ainda que a maioria esteja digerindo tudo bem, já vi vários relatos (inclua o meu, agora) de quem viu e ficou péssimo. Teve até caso de suicídio. Isso por a pessoa ter relatado que estava vendo. E as que não irão contar que estavam assistindo? E a repercussão da série lá fora? Enfim. Eu espero que o saldo não negative mais do que negativou e que realmente ajude as pessoas. Pra resumir, eu tenho lá todo um histórico com depressão, ansiedade, suicídio e traumas. Então suicídio é um tema presente demais em minha vida, então a série pra mim, é inviável. E talvez para outras pessoas também. Por isso tô escrevendo o post. Eu parei de ver a série quando li mais sobre os riscos em que estava me colocando. E minha saúde mental está acima de qualquer série do momento, né. É bom manter essa linha de pensamento ou a gente não vive. 

Não é bem uma crítica para a série, é um aviso. Que ela não é uma série pra todo mundo, sabe? Não recomendaria mesmo para menores de 16 anos, assistir algo assim. Até essa idade a gente ainda é mais facilmente impressionável, sim. As coisas chocam mais. Só com o tempo que a gente vai virando mais casca grossa (e olhe lá). E indiquei títulos que tem a mesma temática, caso queira ver algo sobre ou algo mais sobre. É bom as pessoas falarem sobre isso. Tabus estão ai para serem quebrados, não é mesmo? E que mais vidas possam ser salvas.

Ana Débora, com carinho e gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha