Da baixo auto-estima que ninguém fala

alô alô humano, aqui quem fala é um marciano hahaha

Ao ler auto-estima, quem não pensa logo em seguida em aparência? A gente só associa a falta de auto-estima, na maior parte das vezes, a aparência. Pois fulana não aceita o cabelo, não aceita a gordurinha, não aceita a estria... e por aí vai. Claro que as consequência podem ser extremas nesse caso aqui, mas creio que a falta de auto-estima que mais nos destrói, óbvio, é a menos falada. É a falta de auto-estima em quem você é mesmo, ali dentro, aquilo que não tem nome. Quando você não se aceita como indivíduo. 

Então se você é uma pessoa que sempre fica com pessoas que de alguma forma, não valorizam você e mesmo que elas não te tratem como deveriam e você vai atrás delas por achar que você que fez algo que não deveria ou que deveria mas não fez, repense a sua auto-estima. Caso você ache que é esquisitão, sempre incomoda os outros, que você tanto faz ou tanto fez para o resto das pessoas, repense a sua auto-estima. Se você tem receio de se impor, de viver a sua vida da sua maneira, de aceitar o que você quer acima do que os outros querem, repense a sua auto-estima. Não é só falta de amor-próprio, pois você pode até se amar, mas talvez sua necessidade de aprovação por não se sentir tão boa o suficiente seja lá por que motivo for... repense a sua auto-estima. Ela provavelmente está baixa e não está agindo ao seu favor. 

Quando se tem baixa auto-estima desse tipo que eu escrevo aqui, de não se valorizar, de achar que não é suficiente, é preciso descobrir por qual motivo nos sentimos assim. Pode ter sido perseguição na escola, críticas desconstitutivas dos pais ou simplesmente o amor que você recebeu, de alguma forma, não foi suficiente... Os motivos podem ser vários. Podem vir de fora ou de nós mesmos. E isso mata quem a gente é e a gente fica sem saber pra onde ir, além de ficarmos à mercê de pessoas que não são nada legais com a gente. E muitas vezes a gente não descobre que desgosto é esse pois quase ninguém fala sobre isso. Então resolvi escrever sobre.


Geralmente a baixo auto-estima aqui, está relacionada com alguma rejeição muito grande que sofremos e ai começamos a nos rejeitar profundamente e assim procuramos essa aceitação das outras pessoas. Ninguém está livre de passar por um momento assim. Ocorre quando não nos valorizamos e acabamos querendo essa valorização do outro. E somado a isso, tem o fator de que sempre vai achar que não se é bom o suficiente, que acaba fazendo tudo errado e sempre deixando a culpa recair sobre si. Infelizmente, as pessoas vão usar isso contra quem é assim, sim. Talvez elas não façam isso com a consciência de serem más, mas elas fazem. E não se engane, há quem faça por pura maldade também. A gente tem que ficar ligado na gente, mas nos outros também.

A gente tem que tomar muito cuidado e prestar muita atenção, não apenas no amor que temos por nós mesmos, mas na aceitação também. Você se aceita como você é? Você se perdoa? Você fica apenas em relações boas pra você? Você se cobra além da conta? Você não tem paciência com você? O que estaria ok para o outro, para você não estaria ok? Cuidado com essas respostas, caso se encaixe mais ou menos no que escrevi aqui, repense mesmo sobre sua auto-estima. E a mais importante delas. Mas do que aceitar nossa casca, devemos aceitar de fato quem a gente é.

Seja gentil com você. É um tanto pesado descobrir que a gente diz coisas horríveis pra gente que em hipótese alguma diríamos para qualquer outra pessoa. Então se ninguém merece ser colocado pra baixo, você também deve estar incluso nessa lista. Mas a gente só resolve algo, quando a gente sabe que tem. Caso sua auto-estima esteja baixa, é possível a tornar maior. Tá? Analise seus pensamentos, analise em que situações você se coloca. E tem uma frase de um moço que gosto muito: "você está, onde você se coloca". Pode não ser um lugar tão bom agora, mas sempre dá pra melhorar. E vai melhorar.

Ana Débora, com carinho e gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha